top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Rosa

Exposição “Coexistência” na Casa Amarela

Título da exposição: “Coexistência”

Local: Casa Amarela, Av. José Gertum, 671 - Chácara das Pedras, Porto Alegre/RS Período: de 23 a 29 de maio de 2023


Desconstrução e contraste são palavras-chave desta série que está centrada na coexistência entre o luxo e o lixo, a memória e o esquecimento e entre a atenção e o descaso. Coexistências estas que levam à reflexões sobre sustentabilidade ambiental, consumo e questões sociais provenientes do descarte do lixo. A pintura de louças que lembram o chá da tarde na casa das avós remete à memórias da infância e transporta a um lugar confortável, de aconchego, que coexiste (e contrasta) com o fato do suporte da pintura ser um material descartável.


A desconstrução não está somente na forma inusitada que oblitera a realidade, mas também na fuga dos materiais convencionais. A representação do luxo sobre o lixo questiona o uso dos descartes e instiga a pensar nas pessoas envolvidas, muitas vezes invisibilizadas. Algumas pinturas possuem referência direta e ilustrativa dessas pessoas, que fazem do lixo o seu luxo; em outros momentos a sugestão fica apenas nos amassos e rasgos do suporte em papelão, suporte este que interage na composição da obra com suas dobras, falhas e emendas, direcionando o olhar e valorizando a textura e o relevo do suporte. Deste modo, o papelão é tão protagonista no resultado final quanto as louças representadas. Este contraste simbólico que se tensiona na obra remete a coexistência de mundos distintos.


Essas obras foram iniciadas em janeiro de 2023, como um desdobramento da série “dicotomia” (série de 2018 - 2020) com as mesmas questões reflexivas, porém o luxo eram os tecidos e o lixo as telas feitas com retalhos descartados de confecções.


Abertura da exposição dia 23/5/2023:








14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page