Buscar
  • Simone Rosa

Exposição individual no MASM: em referência ao mês da mulher

No mês de março 2021, a sala Iberê Camargo no Museu de Arte de Santa Maria – MASM, recebe minha exposição individual de pinturas, com mais de 30 obras (pinturas em acrílico e óleo sobre tela, desenhos em técnica mista e gravuras digitais) que tratam de questões relacionadas ao universo feminino. São obras recentes, selecionadas do meu acervo desde 2010 pelo curador Carlos Roberto Rangel (artista autodidata e Doutor em História pela UFRGS).


Fui convidada a antecipar a exposição de setembro para março, tendo em vista que minha poética refere-se a natureza feminina, fazendo assim alusão ao mês da mulher. Esta exposição traz um pouco de diferentes séries que tratam do universo feminino, obras selecionadas pelo curador, que buscou nas questões femininas e nas máscaras elementos para dar unidade para a exposição. As máscaras, deixadas ao longo da vida, pelas mulheres, mudam constantemente adaptadas aos percalços sociais, nos diferentes papéis que assumem na sociedade. As pinturas e desenhos desta exposição trazem: - as máscaras de cada dia, de cada época, com suas verdades transitórias; - as figuras femininas despidas do vestuário (máscara do corpo). A nudez deve-se à ideia de que mesmo despidas, só estamos realmente nus quando abandonamos as máscaras sociais. Em busca da essência feminina questiona-se o que está entre as faces e as máscaras? O que está por trás de cada máscara?


Carlos comenta que "Simone Rosa é artista visual no sentido inarredável da palavra. Isso porque só os autênticos atores da arte conseguem ser resilientes e autênticos durante décadas ininterruptas. Com grande experiência criativa, produtiva e pedagógica, ela volta à temática das mulheres, com um mergulho profundo no inconsciente feminino. Em tempos de máscaras profiláticas, seu traçado intuitivo e sinuoso, imerso em cores difusas e ainda assim próximas no círculo cromático, evoca a multifacetada identidade feminina, historicamente definida nos papéis sociais rígidos, mas cultural e subjetivamente cheia de mistério e complexidade. Máscaras: aparatos de um tempo mítico destinados a ocultar e dissimular, mas que na mão da artista revelam os sentimentos mais íntimos da condição feminina".


Título da exposição pinturas: “O que há? entre a face e a máscara”

Local: Museu de arte de santa Maria – MASM – Sala Iberê Camargo

Período: de 03 a 31de março de 2021

Curador: Carlos Roberto Rangel





8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo