top of page
Buscar
  • Foto do escritorLarissa da Rosa

Exposição no Catna Café em Caxias do Sul/RS

O Catna Café (Caxias do Sul/RS) e Curadoria Independente de Mona Carvalho apresentaram de 08 de dezembro a 23 de janeiro de 2011, a exposição de Simone Rosa denominada de IDENTIDADES SIMULTÂNEAS: imagens de um lugar ou de lugar qualquer. Foi uma oportunidade de discutir sua proposta poética em infografia, com artistas locais. A artista considerou esse fato bastante relevante para a reflexão de sua obra.

Nesta exposição a artista apresenta as infografias realizadas a partir do tema fachadas, realizadas no ano de 2007 e 2008, esse tema vem sendo redesenhado desde 1994, nele Simone Rosa representa prédios antigos, de diversas cidades, entrelaçados. Assim, desestrutura a perspectiva para surgir o céu dos desvãos, muitas vezes com anjos. Misturo diferentes arquiteturas sem me importar com o lugar, priorizando as semelhanças e os contrastes formais, em uma valorização do passado, em uma "doce e louca arquitetura pintalgada" (comentário do jornalista João Manoel Oliveira, 1994).

Em 1999 fez algumas gravuras digitais que denominei de "infogravuras" (pois podiam ser reproduzidas e assinadas com numeração como gravuras), na época ela manipulava imagens no computador, utilizando filtros de efeito. Porém, comenta que ficou insatisfeita com o resultado e retornou a esse meio de expressão em 2007, quando optou por "infografias", trata-se de imagens grafadas com auxílio do computador, mas exclusivas, com interferência da representação gráfica manual depois de impressa e assinadas individualmente, caracterizando uma peça não seriada, a qual possui tiragem única e com acabamento final com desenho.

Nestas infografias com o redesenho da série fachadas, reforça o caráter insólito de sua poética, devido à justaposição de imagens, mistura diferentes arquiteturas priorizando as semelhanças e contrastes formais, em uma valorização do passado como patrimônio cultural, sem se importar com o lugar.

Confira as fotos da exposição:

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page