top of page
Buscar
  • Foto do escritorLarissa da Rosa

Silhuetas se transformam em obra crítica

“O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que efetivamente pode existir”. A frase, adicionada a uma silhueta que foi colada junto ao chão da Praça Saldanha Marinho, na manhã desta quinta, chamou a atenção da pedagoga, Joseane Trindade, que transitava pelo local. Para ela, a mensagem é subjetiva e está relacionada às questões interpessoais. Em outros pontos da praça e do calçadão Salvador Isaia também foram coladas silhuetas produzidas pelos artistas Jorge Lopes (Byrata), Joacir Xavier (Jô) e Simone Rosa, com outras frases de personalidades. No mesmo material também há um alerta: “Desvende! Dia 19/11, pela manhã, na Praça Saldanha Marinho”.

E as silhuetas coladas no chão da praça Saldanha Marinho, no calçadão de Santa Maria, e em alguns locais estratégicos do campus da UFSM, se transformaram neste sábado, 19, pela manhã, em obras completas. O objetivo do trabalho realizado pelos cartunistas Byrata, Jô, Elias e pela artista plástica, Simone Rosa, era de chamar a atenção para o tema da “consciência negra”, cujo dia é comemorado neste domingo, 20, data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares. O encontro artístico deste sábado foi concretizado a partir da proposta da SEDUFSM, como uma atividade de comemoração aos seus 22 anos, sob a articulação do professor do Desenho Industrial da UFSM, Mário Lúcio Bonotto (Máucio).

Aa artista plástica e professora da UFSM, Simone Rosa, adaptou uma obra do renascentista italiano Sandro Botticelli, de 1478- As Graças-, que eram as deusas da fertilidade, do encantamento, da beleza e da amizade, e que por sua vez, eram associadas à Afrodite (deusa do amor). Simone destaca que ao selecionar as deusas de Botticelli e transformá-las em negras, pretendeu apresentar um outro ponto de vista: o de uma Vênus negra. Em sua obra, a artista também faz composições com alguns símbolos africanos, como a esperança, a energia, a força, a fé, entre outros.

Fontes: http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=352#.Tsclpnm_LP8.facebook

http://www.sedufsm.org.br/index.php?secao=noticias&id=357#.TslVsI4DsBY.facebook

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page