top of page
Buscar
  • Notícia retirada do site da Câmara Municipal de

Simone Rosa expõe em Porto Alegre no mês de Maio

A artista plástica Simone Rosa apresenta a exposição Fachadas Antigas: Armações Vazias do Passado até 25 de maio na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255). Simone exibe pinturas e infografias inspiradas em elementos arquitetônicos de prédios históricos de Santa Maria (RS), onde nasceu, vive e trabalha. A mostra faz parte das comemorações dos 25 anos de carreira da artista.

Com base em fotos de edifícios antigos, Simone criou pinturas em acrílico sobre tela que desvirtuam as imagens e tiram partido de sobreposições e transparências. As pinturas também foram fotografadas e as figuras obtidas nessa etapa, mescladas com as fotos originais por meio de computador. Depois de impressas, essas imagens ainda sofreram interferências de desenho. O resultado são cenários urbanos insólitos, repletos de “prédios ocos”, como ela define.

Para Simone, as construções antigas persistem na atualidade como “cascas, carcaças vindas do passado”, que remetem à necessidade de preservação, mas não possuem mais as funções de abrigar e acolher porque tiveram seu interior reconstruído. “Esses prédios ocos, isolados ou entrelaçados com outros enfatizam o vazio, tanto da ausência do ser humano – diferentes gerações que passaram por lá -, como da ausência de algumas funções da arquitetura”, afirma.

Artista e professora

Simone nasceu em 1969, é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Estilismo de Calçados pela Feevale, de Novo Hamburgo, e mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Leciona nos cursos de Desenho Industrial, Artes Visuais e Pós-Graduação de Design para Estamparia da UFSM e mantém atelier próprio.

A artista integra o Núcleo de Produtores Visuais e a Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria e atua como conselheira do Grupo de Pintura Figura/Fundo. De dezembro de 2011 a janeiro de 2012, Simone realizou a mostra individual Fachadas de Santa Maria, no espaço Grenoble Móveis.

A exposição na Câmara de Porto Alegre pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16h30min, às sextas-feiras (até 15 horas no último dia), com entrada franca. Informações: (51) 3220-4392 e e-mailsclaudiah@camarapoa.rs.gov.br es.mr@terra.com.br

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page