top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Rosa

TECITURAS SUBJETIVAS: Simone Rosa realiza sua primeira exposição individual em Santa Cruz do Sul

Atualizado: 12 de dez. de 2020

"Tecituras subjetivas" é o nome da individual da artista Simone Rosa na Casa das Artes Regina Simonis que abriu dia 18 de julho às 19h e permanece até o dia 31 de agosto de 2019. Esta mostra reúne as séries “Verdades Transitórias” e “Dicotomia”, em uma união chamada "Tecituras Subjetivas". Subjetivo é algo que varia de acordo com o julgamento individual, com interpretações variadas e está ligado aos sentimentos e memória de cada um. As crenças e valores individuais, as experiências e as histórias de vida promovem interpretações diversas e subjetivas, porque diz respeito ao sentimento de cada pessoa. Apresenta-se nesta exposição subjetividades individuais percebidas na série “verdades transitórias” e prováveis subjetividades coletivas percebidas na série “dicotomia”.


As pinturas da série “Verdades Transitórias”, possuem as máscaras deixadas ao longo da vida pela persona feminina que muda constantemente para adequar-se, ou contrapor-se, as restrições e amarras sociais. Como representação de sua essência corpos nus são envolvidos por tecidos estampados sem vestí-las. Estas figuras femininas em cenários irreais, no qual as sobreposições e as transparências sugerem que tudo se interliga no espaço insólito do imaginário, abre-se para interpretações diversas, com subjetividades individuais.


As telas da série “Dicotomia” apresentam um paralelo entre o luxo e o lixo e suas reflexões. Os tecidos estampados fazem referência ao luxo, já a menção ao lixo esta na construção das mesmas, feitas com jeans e/ou linho descartado do uso diário ou de sobras de empresas. O descarte se transforma em suporte para arte, onde os pontos dicotômicos interagem, deixando também frestas para outras interpretações subjetivas individuais ou coletivas, referentes à consciência das necessidades em relação ao meio ambiente.


Os tecidos que envolvem as figuras femininas não possuem o mesmo propósito dos tecidos que interagem com o lixo, porém ambos possuem as mesmas intenções subjetivas próprias da arte.


Título da exposição: "Tecituras subjetivas"

Local: Casa das Artes Regina Simonis

(Rua Mal. Floriano, 651 - Centro, Santa Cruz do Sul – RS/BR)

Abertura: 18 de julho às 19h

Período: 19 de julho a 31 de agosto de 2019

Horário de visitação: segunda à sexta, das 10h às 12h

e 13:30 às 17:30; sábado das 10h às 17h.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page