CONSONÂNCIAS PICTÓRICAS: Primeira exposição com pinturas abstratas da artista Simone Rosa

10.12.2019

 

 

Dia 9 de dezembro iniciou uma exposição individual da artista Simone Rosa. A artista esteve presente pintando de segunda a sexta das 14h as 18h durante as duas semanas de exposição. Foram exposta mais de 20 pinturas abstratas de tamanhos variados, em técnica mista sobre tela. 

 

Simone Rosa acredita que "abstrato é mais do que um tema, na pintura trata-se de uma atitude que envolve uma postura de aceitação e entrega nos encontros formais da composição, quando os elementos visuais são protagonistas. Em 1995 realizei algumas pinturas abstratas e as vendi antes de configurar uma série para expor. Depois desta época as obras abstratas não fizeram parte da minha produção poética até 2018, quando realizei novas tentativas. Porém, foi agora, em 2019, que se configurou a minha primeira exposição individual de pinturas abstratas. Nada é por acaso, essa exposição ocorre em uma época de nova postura na vida, num entendimento menos racional e mais intuitivo e perceptivo. As pinturas abstratas, desta fase não são projetadas previamente, elas surgem a partir da sugestão de monotipias, onde os elementos visuais desafiam e sugerem os caminhos. Em um jogo intuitivo deixo a pintura tomar o seu rumo, onde o acaso é respeitado num dialogo poético. Como resultado deste embate artístico surgiu essa exposição 'Consonâncias Pictóricas', pois as formas, linhas, texturas, transparências e cores soam concomitantemente, em um encontro baseado na concordância, acordo e conformidade de cada elemento até a percepção de que está pronto, que adquiriu a harmonia e a unidade desejada, ou sugerida pela obra".

 

A curadora Larissa da Rosa comenta que "em sua primeira série abstrata, Simone Rosa brinca com formas, linhas e cores concebendo interações de visualidades em uma perfeita consonância pictórica. Através de sua abstração, a artista prova que não é necessária a representação literal com referência no mundo visível para se representar a realidade das coisas, dentre seus devaneios, o afastamento da fidedignidade a aproxima do pensamento. Aqui o compromisso não é com a representação do que é palpável, mas sim com a liberdade de deixar-se ver com a intuição, potencializada pela inesgotável geração de significações aos olhos de quem vê e sente a obra. Nesta exposição há uma Simone livre que nos liberta para diferentes formas de ver"

 

Local: Sala de exposição da Cesma - Rua Professor Braga, 55.

Período: 9 a 21 de dezembro de 2019

Horário de visitação: Segunda a sexta - 9h as 18h40; Sábado - 9h30 as 13h

Curadoria: Larissa da Rosa

 

 

 

 

 

 

Compartilhe no Facebook
Please reload

Recentes

Please reload