top of page

Claudio Troian - produtor cultural

20221219_100319.jpg
20221219_100412.jpg
20221219_101201.jpg
20221219_101213.jpg
Ateliê Simone Rosa

"Fica divertido conviver com a percepção de que aqui há de fato uma simbiose escandalosa. Quando o Humano encontra a Arte, abre-se o Universo de Infinitas Possibilidades. E Simone recria o mundo, para nosso deleite"

Claudio Troian - produtor cultural
DESIGN: atividade paralela a arte desde a graduação
MEIO AMBIENTE: ações e reflexões sobre o consumismo ainda na faculdade

O curso de Desenho e Plástica Bacharelado, na época em que cursei, possuía a habilitação de Arte Decorativa e tive a oportunidade de cursar várias disciplinas, fato que me aproximou do design, permitiu trabalhar com design de interiores e despertou a vontade de fazer a especialização em Estilismo do Calçado. Sem saber que mais tarde iria lecionar em graduações de Design e fazer mestrado em Engenharia de Produção - Projeto de Produto.

A preocupação com o meio ambiente e com as consequências do consumismo iniciaram ainda na graduação. A partir do diretório acadêmico formamos um grupo de estudantes de arte chamado Fazendo Arte, entre várias ações esse grupo realiza, nos ginásios, instalações artísticas feitas com o lixo de algumas cantinas das escolas; instalações interativas que o público caminhava no meio e percebia ao mesmo tempo: - a plasticidade e beleza das cascas das laranjas e demais embalagens descartadas; - o cheiro do apodrecimento das cascas.

 

Na época não imaginava que essas questões relacionada a degradação do meio ambiente iriam retornar em 2014 essa busca de materiais alternativos, com preocupação com o meio ambiente  quando pintei sobre lona de caminhão. Depois a partir de 2018 com a série “Dicotomia: Luxo x Lixo” quando o suporte começou a ter importância e voz na minha produção e passam a protagonizar a minha produção poética, quando começo a construir telas com retalhos de tecidos descartados de empresas de confecção. Atualmente uso papelão como suporte.

CARREIRA: a arte, a docência e o design se fundem

1986 - Curso técnico em Arte Decorativa. 1989 - Graduação em Desenho e Plástica da UFSM - Santa Maria/RS/BR. 1992 - Especialização em Estilismo de Calçados pela FEEVALE – Novo Hamburgo/RS/BR. 2003 - Mestrado em Engenharia de Produção, linha de pesquisa projeto de produto, pela UFSM. 2014 - Mestrado em Arte Contemporânea, linha de pesquisa arte e tecnologia, pela UFSM.2020 - Doutorado em Design (em andamento), pela UFRGS/Porto Alegre/RS/BR.

Quando eu estava no segundo ano de faculdade comecei a participar de salões e fui classificada e ganhei premiações, participei de exposições coletivas e realizei a minha primeira individual. Assim considero que minha carreira artística iniciou em 1987, antes de concluir a graduação em Artes Plásticas Bacharelado, pela UFSM.

 

Depois de formada, precisava me sustentar, para isso sempre procurei atividades paralelas a produção artística, que já tinha inicia. Trabalhei por um ano em com design de ambientes como sócia de um escritório em Santa Maria. Em 1991 fui para Novo Hamburgo cursar uma especialização em Estilismo do Calçado e acabei trabalhando com pintura ornamental por seis anos. Em Novo Hamburgo eu convivi com os artistas do Vale dos Sinos, participei de diversas exposições e projetos juntos. Esse convívio traz boas lembranças e resultou em amizades sinceras e duradouras. Nesta época dei continuidade as pinturas com referência em onde mobiliários antigos, em uma desconstrução poética na criação da série “cenários insólitos”, que só a arte permite. A arquitetura antiga e as máscaras foram outros temas recorrentes do período que estive em Novo Hamburgo. Os barrados que eu pintava na casa dos clientes surgiam reconfigurados nas telas.

 

Em 1996, ao retornar para Santa Maria, trabalhei com cursos de pintura ornamental e restaurei a pintura ornamental e os baixos relevos do Salão Nobre da SUCV, antes de lecionar desenho no curso de Desenho Industrial da UFSM. Gostei tanto da docência que resolvi fazer o meu primeiro mestrado em Engenharia de Produção - projeto de Produto. Iniciou assim os meus dezoito anos de docência em cursos de Design.

 

Depois de retornar, mais uma vez a Santa Maria, tendo morado dez anos em IIjuí, lecionei novamente no curso de Desenho Industrial da UFSM e em seguida fiz meu segundo mestrado, para atender as inquietações como artista.

 

A produção artística continuava paralela a docência, onde por dois anos lecionei em Chapecó, na UNOCHAPECÓ, nos cursos de design, moda e arte. Depois de mais dois anos lecionando na UNIFRA em Santa Maria em 2017 parei de lecionar em cursos de design e passei a lecionar pintura e orientar a produção poética de artistas iniciantes no meu ateliê.

Permaneci um tempo lecionando no meu ateliê, acompanhando a produção poética de artistas que iniciavam a sua carreira. Com afastamento do meio universitário a saudade do convívio com os estudantes foi aumentando e em 2020 ingressei no doutorado em Design pela UFRGS.

DESENHO: como expressão e estudo

Minha mãe é arte educadora, sempre me estimulou a expressão artística. Quando eu estava na 6ª série do ensino fundamental já sabia a área que eu queria seguir, no início eu gostava de escultura e no primeiro ano de faculdade percebi que o meu caminho era o desenho. O desenho é o meu meio de expressão, foco da minha docência e tema de estudo no primeiro mestrado e agora no doutorado.

Logo que comecei a lecionar fui em seguida cursar um mestrado e resolvi estudar o ensino de desenho no design, a contribuição da arte para a área projetual, para isso ingressei na no mestrado da Engenharia de Produção, linha de pesquisa Projeto de Produto, em 2000. Bem mais tarde, a professora de design tinha mestrado, mas achava que a artista precisava continuar seus estudos, assim, cursei mestrado em Arte Contemporânea (Arte e Tecnologia) pela UFSM. No mestrado realizei vídeos, com exposições de instalações de vídeo-arte. A partir deste período comecei a pintar a óleo, pintura pinturas que exigem mais dedicação e espera.

PROCESSO CRIATIVO: trabalho, reflexão e inspiração

Acredito mais na “transpiração” que na inspiração, pois as melhores ideias para novas séries surgiram quando estava trabalhando, testando possibilidades. Profissionalmente me divido entre várias atividades, de áreas distintas (arte, docência e design), e a arte entra na minha agenda com horário definido para ficar produzindo no ateliê, tendo ou não exposição marcada ou projetos em vista. As novas ideias surgem quando estou trabalhando.

Claudio Troian - produtor cultural

CURRÍCULO
Prêmios
premiomariacult.jpg

1987

- 5º Salão dos Novos na FUNDAPEL/Pelotas/RS/Br.;

- Salão Curitiba Arte 4, com desenho, no Escritório Alcy Ramalho Filho, em Curitiba/PR/Br.;

- VI Salão Universitário de Arte – UFSM.

 

1988

- VII Salão Universitário de Arte – UFSM/Santa Maria/RS/Br.;

- 5º Salão de Pelotas - Salão de Arte Contemporânea, com pintura, FUNDAPEL – Pelotas/RS/BR.;

- VI Salão dos Novos, FUNDAPEL – Pelotas/RS/BR.

 

1989

- VIII Salão Universitário de Arte – UFSM/Santa Maria/RS/BR.

 

1991

- Salão de Arte de Novo Hamburgo, Ano 64 da Emancipação, Secretaria de Educação e Cultura em Novo Hamburgo/RS/BR.

 

1992

- Salão de Arte de Novo Hamburgo - Ano 65 da Emancipação, Secretaria de Educação e Cultura em Novo Hamburgo.

 

1993

- XX Salão de Arte Jovem - Centro Cultural Brasil Estados Unidos – Santos/SP/BR.

 

1994

- Salão Primeira Mão - XXI Salão de Arte Jovem - Centro Cultural Brasil - Estados Unidos - Santos/SP/BR.

 

2002

- Primeira edição do Concurso Santa Maria em Cores - Monet Plaza Shoping em Santa Maria/RS/BR.  

 

2010

- Salão Internacional de Arte Ambiental – “No mundo da Arte, poluição a parte”, FIEMA BRASIL em Bento Gonçalves/RS/BR.

 

2012

- Salão Internacional de Arte Ambiental  “No mundo da Arte, poluição a parte”, FIEMA BRASIL em Bento Gonçalves/RS/BR.

 

2022

- Indicada em Santa Maria/ RS para concorrer ao prêmio, com votação popular, ARTISTA DESTAQUE: Maria Cult, na categoria Artes Visuais - Indicada pelo jornal Diário de Santa Maria/RS, para concorrer a prêmio popular com a exposição "Dicotomia: luxo x lixo" (passou para segunda e última fase). 

Exposições Coletivas
IMG_8279.jpg

1989  

Simone Rosa e Cornelia Kudiess - Galeria João Fahrion no MARGS em Porto Alegre, RS, BR.  

 

1991

Pré - Arte Sul 91 no MARGS, Porto Alegre.

 

1992

III Exposição Latino Americana de Artes Plásticas - Sala Cláudio Carriconde na UFSM no Centro de Artes e Letras - CAL, em Santa Maria, RS, BR.

 

1993

Artista do Vale dos Sinos - no Espaço Cultural da Cruzeiro do Sul Companhia Seguradora em Novo Hamburgo, RS, BR; - Simone Rosa, Ariadne Decker e Mai - no Museu de Arte de Santa Maria; - Simone Rosa, Ariadne Decker e Mai - no Estúdio de Arte Integrada em Novo Hamburgo, RS, BR.

 

1995  

Telas Pintadas a Cinco Mãos - na Galeria Modernidade em Novo Hamburgo, RS, BR.

 

1996  

Simone Rosa e Ariadne Decker - no Hotel Serra Azul em Gramado, RS, BR.

 

1998  

Simone Rosa e Círia Moro - na Sala de Exposição da Secretaria de Cultura de Santa Maria.

 

2004

“Brasil bem brasileiro” - em Amadora – Portugal.

 

2011

SESI Descobrindo talentos - Panambi, RS, BR;

 

Bichos - Núcleo de Produtores Visuais de Santa Maria - na CESMA em Santa Maria; - Professores do Curso de Artes Visuais e Desenho Industrial da UFSM - na Sala Cláudio Carriconde – CAL – UFSM/Santa Maria.

 

2012

Exposição comemorativa dos 20 anos da AAPSM (Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria) - no MASM (Museu de Arte de Santa Maria) em Santa Maria;

 

Intervenção artística coletiva – Montmartre Pourquoi pás - na APUSM em Santa Maria;

 

Simone Rosa e Clarissa Fabrício: comemorativa dos 25 anos de carreira - na Sala de Exposição Eduardo Trevisan em Santa Maria;

 

7º Simpósio de Arte Contemporânea - na Sala Iberê Camargo/MASM em Santa Maria. - Intervenção artística coletiva.  

Pintura em contêiner de lixo (Associação de artistas plásticos de Santa Maria) em Santa Maria;

 

Mostra anual da AAPSM - no Salão nobre da SUCV (sociedade dos caixeiros viajantes) em Santa Maria.

 

2013

Diário – Imagens – Grafia – na Fundação Hassis - Programas de pós-graduação em Artes da UDESC e da UFSM em Florianópolis, SC, BR.

 

2018

ABAV – Panorama – Exposição dos convidados para compor a Associação, na Sala Jeanine Vieiro no MASM, em Santa Maria;

 

RETINA – Feira de Artes Gráficas; no espaço multigastronômico  Prego em Santa Maria;

 

Mãos no Tempo – Exposição do Acervo do MASM; na Sala Monet Plaza Arte; Monet Plaza Shopping; Santa Maria;

 

Exposição comemorativa dos 80 anos da Biblioteca Pública de Santa Maria Henrique Bastide  no MASM, em Santa Maria;

 

Múltiplos - Exposição dos artistas agenciados pela da Galeria de Arte MoBlanc; na Sala Iberê Camargo  no MASM, em Santa Maria;

 

Diversidade in Vitro - no Espaço Anexo do MASM; em Santa Maria.

 

2019  

“Somos Muitas” na Sala Monet Plaza Arte; no Monet Plaza Shopping curadoria de Susane Kochhann em Santa Maria;

“Fora da Cor” na Sala Jeanine Viero curadoria da Ana Zavadil no MASM em Santa Maria;

 

“As Canibais” no Centro de Cultura Erico Veríssimo, sob curadoria de Ana Zavadil em Porto Alegre;

 

“In Process”  na Gravura Galeria de Arte, com execução da obra ao vivo durante o período de exposição, em Porto Alegre;

 

“Encontros Proximais” na galeria do DMAE, promoção da Associação de Artes Visuais Chico Lisboa; em Porto Alegre.

 

2020/21  

Check-in com Arte  uma realização da Gravura Galeria no Hotel Radisson Porto Alegre. 

Exposições individuais

1989

Galeria Gaiger em Santa Maria, RS, BR. 1990  - Jeanine Galeria de Arte em Santa Maria.  

 

1992

Café e Bar Jazz Club em Novo Hamburgo/RS/BR;  

 

Casa da Cultura Mário Quintana em Porto Alegre, RS, BR.

 

1993  

Departamento Cultural do Special em Novo Hamburgo/RS/BR; - Front Music and Drinks em Novo Hamburgo, RS, BR.

 

1994

Modernidade Galeria e Arte em Novo Hamburgo, RS, BR.

 

1995

Cervejaria Biergarten em Novo Hamburgo;  

 

Sala de Exposição Eduardo Trevisan na Câmara de Vereadores em Santa Maria.

 

1997 

Adans Strit em Novo Hamburgo, RS, BR.

 

1999

Retrospectiva na Sala Cláudio Carriconde no CAL (Centro de Artes e Letras da UFSM) em Santa Maria.  

 

2000 

Sala Cláudio Carriconde no CAL da UFSM, Santa Maria;

 

Casa Zero hora, Santa Maria.  

2002

Espaço Cult da Galeria Gaiger em Santa Maria.  

 

2003  

L'América Shoping Center em Bento Gonçalves, RS, BR.

 

2005

Espaço alternativo Arte Mix em Ijuí, RS, BR.

 

2007  

Sala Java Bonamigo na UNIJUÍ em Ijuí.  

 

2008  

Sala de exposição SESC em Santa Rosa, RS, BR;  

 

Sala de exposição SESC em Ijuí, RS, BR.  

 

2010  

Galeria de Arte Deccor & Arte em Caxias do Sul, RS, BR;  

Royal Plaza Shopping em Santa Maria;

 

Catna Café, com curadoria de Mona Carvalho, em Caxias do Sul, RS, BR.

 

2011

Grenoble Móveis em Santa Maria.

 

2012

Câmara Municipal de vereadores de Porto Alegre, RS, BR;

 

Ponto do Cinema bar em Santa Maria;  

Sala Monet Plaza Arte em Santa Maria; - Casa das Artes de Bento Gonçalves, RS, BR.

 

2014  

Galeria de Arte Agostinho Duarte na UNOCHAPECÓ em Chapecó, SC, BR.

 

2015

"Verdades Transitórias" (pinturas, desenhos e gravuras digitais);

 

Sala de Exposição da Cesma, Santa Maria.

 

2017

“Simone Rosa: 30 anos de Trajetória Artística” (exposição itinerante) na Galeria de Arte Amélie no anexo do MASM e na sala de exposição Monet Plaza Arte em Santa Maria.  

2018

Reconfigurações na Sala Monet Plaza Arte no Monet Plaza Shopping em Santa Maria;

 

Verdades Transitórias (pinturas) no Lançamento do Livro “Verdades Transitórias” (poesias criadas por mulheres – obra na capa do livro) no hall Teatro Treze de Maio em Santa Maria.

 

2019

Dicotomia (pinturas, desenhos, gravura digital e interferência artística) na Sala Jeanine Vieiro  no MASM em Santa Maria;

 

“Tecituras Subjetivas” (pinturas, gravuras digitais) na Casa de Cultura Regina Simonis em Santa Cruz do Sul, RS,BR;  

 

“Somos Mandalas” (pinturas); no Atelier da Ariadne Decker; em Novo Hamburgo, RS, BR;

 

Consonâncias Pictóricas (pinturas abstratas) na sala de exposição da Cesma (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria; em Santa Maria; 

“Memória Urbana de Santa Maria” (pinturas e gravuras digitais) no Restaurante Sharong, em Santa Maria;

 

2020

“Introspecção” (pinturas); no Restaurante Sharong, em Santa Maria;

 

“Consonância Pictórica” (pinturas); no Restaurante Sharong em Santa Maria;

 

“Verdades Transitórias” (pinturas) no Restaurante Sharong em Santa Maria;  

 

“Sobre o Ser sobre o Vir” (pinturas) no Restaurante Sharong em Santa Maria.

 

2021

“Mensageiros do Recomeço” (pinturas) no Restaurante Sharong em Santa Maria;  

 

“O que há? Entre a face e a máscara” (pinturas) na Sala Iberê Camargo do em Santa Maria;

 

“Tempos Consonantes” (pinturas) no Sharong em Santa Maria;

 

“Encontros Imperfeitos” (pinturas e desenhos) no Sharong em Santa Maria;

 

“Diferentes Faces Femininas” (pinturas) no Sharong em Santa Maria;

 

“Arquitetura Pintalgada” (pinturas e gravuras digitais) na Galeria Monet Plaza Arte no Monet Plaza Shopping em Santa Maria;

 

“Dicotomia: Lixo x Lixo” (exposição online) na Galeria Virtual Sesc RS.

 

2022

Metamorfose (pinturas) na sala de exposição do ateliê da artista em Santa Maria.

 

2023

“Dicotomia: Luxo x Lixo (pinturas sobre telas montadas com retalhos) na sala de exposição da Casa das Artes em Novo Hamburgo.  

 

“Coexistência” (pinturas sobre papelão) na sala de exposição da Casa Amarela em Porto Alegre;

 

“Metamorfose” (pintura sobre tela, desenho sobre papelão e gravura digital) na sala de exposição de centro de cultura Ordovás em Caxias do Sul;

 

Memória Urbana de Santa Maria: Representações e Reflexões de 1988 a 2022 no Museu de Arte de Santa Maria – MASM – Sala Iberê Camargo em Santa Maria/RS/BR sob curadoria de Larissa da Rosa e Kleiton Prestes.     

Murais

2011
Coordenação de um mural vinculado ao CARTUCHO (encontro de cartunistas), realizado na rodoviária, pintado pelos cartunistas do evento e alunos do curso de desenho Industrial da UFSM (Grupo Figura Fundo) - Santa Maria/RS/BR.

 

2012
Coordenação de um mural vinculado ao CARTUCHO (encontro de cartunistas), realizado no BRIC DA VILA BELGA e doado para a prefeitura, pintado pelos cartunistas do evento e alunos do curso de desenho Industrial da UFSM (grupo Figura Fundo) - Santa Maria/RS/BR.

 

Coordenação do mural realizado com as crianças do Lar Vila das Flores, participação num projeto social - Santa Maria/RS/BR.

Mural individual para o Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM) em referência ao dia dedicado a reflexões sobre a “consciência negra”, Santa Maria/RS/BR.

 

Participação de um grupo que pintou conteiners, movimento realizado para reivindicar coleta de lixo seletivo e preservação dos conteiners, Santa Maria/RS/BR.

 

2015

Coordenação de um mural vinculado ao programa de ocupação cultural "CEU aberto para as artes” pintado pelos grafiteiros da cidade juntamente com crianças do projeto;

Chapecó, SC/BR.

Coordenação de um mural realizado na semana acadêmica do curso de Design da UNOCHAPECÓ, Chapecó, SC/BR.

2016

Coordenação da pintura de uma geladeira, criada para doação e incentivo a leitura na UFN, Santa Maria/RS/BR.

 

2017

Coordenação de um mural vinculado ao CARTUCHO (encontro de cartunistas), realizado na escola estadual Cícero Dias, pintado pelos alunos - Santa Maria/RS/BR.

 

2019

Coordenação de um mural vinculado ao CARTUCHO, realizado na escola municipal EMEF Professor Sérgio Lopes. Santa Maria/RS/BR.

Publicações

PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS:

ROSA, Simone Melo da; VIEIRA, Bruna Luz; VAN DER LINDEM, Júlio; OLIVEIRA, B. F.; BRUSCATO, Underléa Miotto. Fatores envolvidos na alfabetização em desenho na área projetual: discussão por meio do uso da técnica grupo focal. REVISTA EDUCAÇÃO GRÁFICA. , v.26, p.179 - 199, 2022.

CASSANEGO, R. S.; ROSA, Simone Melo da. Ícones hollywoodianos como influência para o mercado de moda. Expressão (Santa Maria). , v.15, p.35 -44, 2011.

FEISTLER, T. S.; ROSA, Simone Melo da. O bordado e animais: imaginário infantil resgatado em estampas. EXPRESSÃO (SANTA MARIA). , v.15,p.59 - 65, 2011.

ROSA, Simone Melo da; COSTA, N. I. Guia metodológico projetual em design: uma proposta reflexiva aliada às potencialidades e capacidades necessárias. Formas e Linguagens (UNIJUÍ). , v.15/16, p.149 - 180, 2008.

ROSA, Simone Melo da. A contribuição da arte no desenho da cultura material e social. Formas e Linguagens (UNIJUÍ). , v.13, p.169 - 182, 2007.

MORAES, Silvana da Silva; ROSA, Simone Melo da. Compreendendo espaço na vida do estudante. Formas e Linguagens (UNIJUÍ). , v.13, p.43 - 68, 2007.

ROSA, Simone Melo da. Metodologia projetual: abrangências e objetivos. Formas e Linguagens (UNIJUÍ). , v.9/10, p.91 - 106, 2005.

ROSA, Simone Melo da. Como disciplinas de entrada do conhecimento em cursos de Desenho Industrial atuam no desenvolvimento de capacidades e habilidades. Formas e Linguagens (UNIJUÍ). , v.05, p.35 - 56, 2003.

CAPÍTULO DE LIVRO:

BELTRAMIN, V. F.; ROSA, Simone Melo da; SCHERER, F. V.; OLIVEIRA, B. F.; TEIXEIRA, F. G. Uso da técnica Grupo Focal para mensurar o impacto da pandemia nos estudos: a motivação no ensinoremoto emergencial em Design In: Design em pesquisa. ISBN: 9786589263333. CDU ed. Porto Alegre: marcavisual, 2021, v.4, p.500-522.

ROSA, Simone Melo da. A história da arte na formação de desenhadores da cultura social e material. In: O espaço, o tempo e a educação: um olhar multidisciplinar nas ciências. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, ISBN: 857429519, 2005, v.1, p. 193-208.

ORGANIZAÇÃO DE LIVROS:

ROSA, Simone Melo da; ALMEIDA, Airton. O espaço, o tempo e a educação: um olhar multidisciplinar nas ciências. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2005 p.256.

ARTIGO EM REVISTA:

ROSA, Simone Melo da. Leitura do artesanato guarani como sugestão para o futuro uso como referência de criação. Revista Informação. Ijuí/RS, p.11 - 11, 2006.

bottom of page