A artista santamariense iniciou sua participação como artista em salões em 1987, seguida de exposições coletivas e individuais antes mesmo de se graduar em Artes Plásticas Bacharelado pela UFSM em 1989.

 

Nasceu em Santa Maria RS/BR, onde morou até terminar a graduação em 1990. De 1991 a 1996 residiu em Novo Hamburgo, onde trabalhou como autônoma com artes plásticas e arte decorativa (pintura ornamental). De 1996 a 2000 retornou para Santa Maria onde iniciou a docência em cursos de design em 1999. Lecionou até 2017 e a docência sempre esteve paralela a atuação como artista. Depois de lecionar por dois anos como professora substituta na UFSM e cursar seu primeiro mestrado em Engenharia de produção na UFSM de 2001 a 2009 morou em Ijuí, onde lecionou no curso de design na UNIJUÍ (coordenou o curso). Retorna para Santa Maria em 2010, para lecionar novamente na UFSM, como professora substituta no curso de design e cursar seu segundo mestrado em Arte Contemporânea, também na UFSM. Em 2014 vai morar em Chapecó SC/BR, para lecionar na UNOCHAPECÓ, onde também coordena o curso e design. Em 2015 retorna para sua cidade natal e trabalha na UNIFRA, em cursos de design, até 2017 quando decide dedicar-se em tempo integral a arte.

A partir de 2017 reabre o seu ateliê ao público, onde comercializa suas criações - pinturas, desenhos, gravuras digitais e produtos com sua arte aplicada. Simone Rosa também trabalha com vídeo e instalação. 

"Fica divertido conviver com a percepção de que aqui há de fato uma simbiose escandalosa. Quando o Humano encontra a Arte, abre-se o Universo de Infinitas Possibilidades. E Simone recria o mundo, para nosso deleite"

Claudio Troian - produtor cultural

Currículo da Artista