top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Rosa

SOMOS MANDALAS: Simone Rosa realiza uma exposição individual em Novo Hamburgo

Atualizado: 12 de dez. de 2020



Dia 10 de setembro iniciou a exposição individual no Atelier de artes da Ariadne Decker em Novo Hamburgo/RR/BR. Nesta mostra Simone Rosa faz uma analogia poética considerando que todos nós “somos mandalas”, que iniciam a partir de um pequeno núcleo que se estruturam e reestruturam constantemente. Mandalas que interagem com umas com as outras, fundindo-se ou repelindo-se. Com suas configurações imperfeitas, assimétricas e irregulares, irradiam e bloqueiam energias leves ou densas.


A exposição possui telas, com a representação espontânea e gestual de mandalas isoladas ou interagindo com corpos femininos, representados como essência energética que se diluem e integram-se ao contexto. As figuras femininas possuem máscaras deixadas ao longo da vida por suas personas, que mudam constantemente para adequar-se, ou contrapor-se, as restrições e amarras sociais. São figuras femininas como projeção das vivências e questionamentos da artista. Essas temáticas estão presentes em diferentes suportes: chapas finas de fibras de madeira recortadas, telas convencionais, telas feitas com linho e telas construídas com retalhos. A variedade de suporte é comum na obra da artista, pois repensar o suporte e questionar os problemas ambientais é uma característica recorrente em sua poética. Diferentes suportes, recebem a tinta acrílica na representação de figuras femininas e mandalas concebidas no espaço insólito do imaginário da Arte, permitindo interpretações diversas, conjecturas e devaneios próprios do fruir artístico.

Esta exposição faz parte de uma série de atividades que possuem o objetivo de divulgar o “ateliê orientado de pintura” que iniciará em outubro, com encontros quinzenais, na Escola de Arte da Ariadne Decker. Pretende-se, atender alunos, de modo individualizado, promover experimentações de técnicas pictóricas com ênfase no processo criativo. Partindo do pré-suposto de que existirá uma exercitação continua, nas semanas que intercalam os encontros, deseja-se proporcionar uma orientação centrada na análise da produção sob aspectos conceituais e perceptivos. O objetivo principal desta proposta de “ateliê orientado” está centrado no incentivo à pesquisa artística, a partir da exploração de diferentes linguagens pictóricas, em diversos materiais e suportes adequados as pesquisas artísticas pessoais e as inquietudes da arte contemporânea. As experimentações serão desenvolvidas em um espaço de trabalho em prática de ateliê, na Escola de arte Ariadne Decker, onde proporciona-se, além do desenvolvimento de potencialidades técnicas, a reflexão crítica sobre o processo de criação e a produção artística, com ênfase na adequação entre a técnica e o conceito, na construção de uma de uma identidade individual.


Título da exposição: "Somos Mandalas"

Local: Atelier de Artes da Ariadne Decker

(Rua Av. Gen. Daltro Filho, 876 - Hamburgo Velho, Novo Hamburgo - RS/BR)

Abertura: 10 de setembro às 19h

Período: 11 a 30 de setembro de 2019

Horário de visitação: segunda à sexta, das 14h às 20h;

sábado das 14h às 19h.

Divulgação: https://www.youtube.com/watch?time_continue=7&v=S7eccGRhBAk

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page