top of page
Buscar
  • Foto do escritorLarissa da Rosa

Vila Belga: Transfiguração do Espaço Urbano

Começa dia 02 de agosto a exposição da artista plástica Simone Rosa. Vila Belga: Transfiguração do Espaço Urbano é o tema da exposição que mostra uma parte da pesquisa de mestrado da artista. As pinturas e infografias da artista estarão na Galeria Monet Plaza Arte até o próximo dia 31.

Sobre a exposição:

Essa exposição mistura pintura, infografia e desenho, foi idealizada com a intenção de hibridizar essas distintas linguagens, assim essas imagens cruzadas, que desconstroem a paisagem urbana real, concedam espaço para fachadas fictícias. A criação de paisagens urbanas ficcionais da Vila Belga (Santa Maria/RS) resulta em ambientações utópicas que revelam a percepção da realidade, do ponto de vista de uma turista, imbricada com o universo imaginário da artista que, entre figuração e transfiguração, propõe uma visão diferenciada deste espaço urbano, onde o imaginário, o sonho e a ilusão se materializam na representação poética.

Nessas criações, duas linguagens são essenciais no seu procedimento, a pintura e a infografia (imagens manipuladas no computador, com auxílio de softwares que hibridizam a imagem da pintura com a da fotografia e sobrepõem desenhos – depois de impresso a artista continua desenhando). Nesse caso a infografia dependente da pintura, que se re-configura quando hibridizada com a fotografia e o desenho. Essa operação permite maior possibilidade de desconstrução plástica nas representações inusitadas que demarcam um espaço e um território, ao mesmo tempo se tornam espaços sem tempo, onde representam o espaço urbano desfigurado em prol de outras aparências, próprias do espaço sensível que só a arte permite realizar.

Nesta proposta plástica, as antigas casas da Vila Belga são associadas à imaginação na criação de outro espaço, uma paisagem urbana relacionada ao sonho e a fantasia. Ocorreu (e ocorre) a partir do uso pelos diferentes moradores em diferentes épocas, uma descaracterização da arquitetura da Vila Belga, foram aos poucos se afastando das suas características originais. Dessa forma, a poética deste trabalho está, portanto, na afirmação da metamorfose ocorrida através dos tempos, que resulta em uma transfiguração da realidade e na criação de outra transfiguração a imaginária. A desordem e desconstrução evidenciada nas imagens criadas nas “transfigurações do espaço urbano” são acentuadas por meio da transparência, sobreposição e negação das regras da perspectiva. O resultado final são paisagens urbanas ficcionais, representações inusitadas, que demarcam espaços e territórios, ao mesmo tempo em que se tornam espaços sem tempo, representa o passado que permanece de modo desfigurado.

Procedimentos técnicos:

Para essa exposição a artista iniciou uma pintura e a fotografou quando encontrava-se no meio do processo de criação, essa foto foi misturada no computador gerando várias infografias. A mesma pintura depois de terminada também foi misturada com outras fotos da Vila Belga gerando outras infografias. Algumas das infografias depois de impressas em com impressão (ultravioleta em polietileno ou sobre papel) foram desenhadas novamente fechando o ciclo: gestual/mecânico/gestual. Essa exposição apresentará uma pintura (técnica mista s/tela) e onze infografias.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page