top of page
Buscar
  • Foto do escritorSimone Rosa

Reencontro do “Figura/Fundo” no 12º Cartucho

Atualizado: 12 de dez. de 2020

Na manhã deste sábado (3 de setembro de 2015) aconteceu o reencontro do grupo Figura/Fundo. Este grupo que esteve distante desde 2012 se reuniu para pintar mais um mural no 12º Cartucho. A proposta surgiu a partir do convite do Maucio, idealizador do evento Cartucho. O mural foi iniciado na CESMA (Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria) no sábado e concluído durante o Brique da Vila Belga, no domingo (4 de setembro). Este mural foi doado para a prefeitura da cidade de Santa Maria/RS/BR.

A artista Simone Rosa coordenou a proposta do mural considerando que Cartucho é reencontro, e reencontro também foi o ponto de partida para o desenvolvimento desse conceito, criado a partir de discussões do grupo. Reencontro de pessoas que seguiram diferentes caminhos mas que voltam para o coração do estado. Multiplicidade, diversidade mas também uma mesma identidade, de ser gaúcho e de compartilhar a mesma linguagem e se reconhecer.

O grupo iniciou no ano de 2010 um grupo de alunos do curso de Desenho Industrial da UFSM começou a se reunir com o propósito de desenhar coletivamente. A iniciativa surgiu a partir das aulas da professora Simone Rosa, onde surgiu a vontade de dar sequência na sensibilização plástica e aprimoramento estético iniciados em sala de aula. Inicialmente os encontros ocorriam na casa do professor Maucio, porém quando o grupo se desvinculou do propósito inicial, passando a focar em projetos de murais, reuniram-se em lugares diversos. Em 2011, decidiram oficializar esses encontros, assim nasceu o Figura Fundo. Durante os anos de atuação do grupo foram elaborados murais em residências e lugares públicos, entre eles destaca-se o mural realizado no 8º Cartucho (o qual está na rodoviária de Santa Maria) e as paredes da ala infantil do hospital Casa de Saúde de Santa Maria.

Confira as fotos:

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page